Medicina Integrativa – a medicina do futuro ao alcance do seu pet!

Ao mesmo tempo em que a ciência evoluiu em ritmo galopante nos últimos quarenta anos, onde hoje pensadores modernos examinam dados científicos em profusão, a Medicina Integrativa, que já foi nomeada de Medicina Alternativa, Medicina Energética, Medicina Vibracional, tem apresentado diferentes técnicas baseadas em novas e radicais teorias e pontos de vista diferentes das velhas teorias mecanicistas e reducionistas da física newtoniana. Atualmente as teorias quânticas permeiam os curadores holísticos. Estamos de frente a uma mudança de comportamento jamais vista em outros tempos.

Após muitos séculos de grandes descobertas e intensas pesquisas científicas, a medicina atual começa a compreender os limites de se tratar seres apenas se preocupando com órgãos e sistemas. Anti-inflamatórios e antibióticos se tornam muitas vezes insuficientes como “arma de combate” para tantas doenças que acometem os seres vivos. Junto com a tomada de consciência de vivermos em um planeta “Vivo” e, portanto, que está doente e precisa de tratamento e cura, a medicina vibracional ou energética, mais conhecida por “Medicina Integrativa” tem tomado grande espaço na mídia. As pessoas atualmente procuram soluções mais saudáveis para os males que as acometem. Nesta busca de uma saúde mais equilibrada estão também procurando soluções mais saudáveis para seus PETs. O interessante é que mesmo os médicos-veterinários alopatas começam a se interessar pelo assunto, além de indicar seus pacientes para colegas que atuem na área!

A Medicina Integrativa engloba terapias e sistemas terapêuticos variados e indicados para os mais diferentes problemas de saúde. Hoje temos ao alcance de nossos PETs profissionais extremamente dedicados e capacitados para tratar doenças as mais variadas possíveis. Os profissionais médicos-veterinários que se dedicam a esta área da medicina apresentam um perfil voltado para a saúde, sem lesar para curar. Buscam o reequilíbrio energético das mais variadas formas: Homeopatia, Antroposofia, Florais de Bach, Florais de Saint Germain, Iridologia, Reiki, Acupuntura, Fitoterapia Ocidental e Chinesa, Quiropraxia entre tantas outras.

Estes tipos de terapia têm uma raiz comum: trabalham segundo suas próprias técnicas, mas de forma a harmonizar e restaurar o equilíbrio do corpo e mente do doente. A doença, para este tipo de profissional, indica um desequilíbrio na Força Vital (Qi = energia que percorre o corpo e o caracteriza como um ser vivo e não apenas um corpo material).  Os sintomas de uma doença são os sinais de que aquele paciente necessita de ajuda para restaurar suas energias e voltar a vibrar harmoniosamente com saúde.  Este conceito maravilhoso se aplica aos humanos, mas também aos animais e às plantas!

Hoje podemos evitar os maus efeitos colaterais de medicações como anti-inflamatórios que, por ex., ao tratar distúrbios ortopédicos (artroses, displasias, dores de coluna, etc.) acabam causando vômitos, diarreias, alterações renais e hepáticas. Através de Acupuntura, Quiropraxia, Fisioterapia, entre outras especialidades, podemos ter excelentes resultados, sem causar danos ao organismo do paciente que já se acha debilitado.  A Acupuntura, milenar técnica chinesa de tratar os pacientes através de agulhas, hoje é considerada especialidade médica veterinária e patrimônio da humanidade. O médico-veterinário acupunturista através da colocação de agulhas em locais específicos do corpo do animal que está sendo submetido a um tratamento procura fazer com que a energia deste corpo se movimente e, consequentemente, restaure a saúde deste ser. A Quiropraxia, uma técnica de tratar doenças articulares e/ou músculo-esqueléticas com o uso de mãos treinadas, restabelece o conforto do animal, reposicionando articulações em seus locais originais e dando fim a dores osteomusculares.

Doenças sistêmicas como insuficiências renais, hepáticas, cardíacas, como também epilepsias (convulsões), alergias, alterações de comportamento, cânceres, distúrbios hormonais e reprodutivos, e outras também podem e devem ser tratadas através da Homeopatia, Antroposofia, Fitoterapia Oriental e Ocidental, e etc. A Homeopatia, por exemplo, se utiliza de medicamentos extremamente diluídos para alcançar o poder energético e curativo de diversas substâncias capazes de fazer com que um determinado corpo adoecido volte a vibrar de forma harmoniosa, determinando o fim de gastrites, otites, cistites, equilibrando hormônios, suavizando dores etc.

A aplicação da energia do Reiki, uma energia inofensiva, sem efeitos colaterais, sem contraindicação, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento, oferece aos nossos pacientes PETs uma Energia-luz que visa recuperar e manter a saúde física, mental, emocional, onde o paciente receberá a possibilidade de equilibrar, restaurar e curar os corpos, criando um estado de harmonia.

Cada vez mais, os anteriormente reticentes médicos alopatas, indicam as terapias complementares para, como o próprio nome diz, complementar tratamentos alopáticos. Hoje é possível melhorar, em muito, a qualidade de vida de pacientes de câncer, de doenças autoimunes, além de diminuir os efeitos colaterais de quimioterapias.

Inúmeros de nossos cães, gatos, aves, animais silvestres e outros tantos pacientes veterinários recebem diariamente o tão bem-vindo auxílio da Medicina Integrativa. Rebanhos inteiros e granjas de aves, além de criadouros de aves e peixes também contam com a assistência desta medicina que veio para trazer qualidade de vida para todos. O médico-veterinário que se ocupa destas especialidades trabalha de forma a individualizar cada paciente, pois cada ser, seja ele um animal ou um ser humano traz sua história única na forma de sentir, agir e sofrer seus sintomas. Em uma consulta minuciosa, onde, por meio de uma boa investigação e uma grande sensibilidade do médico-veterinário, procura-se determinar a origem da doença e não somente dar ”um remedinho” e esquecê-la.

A Terapia energética ou Medicina Integrativa não substitui a Medicina Convencional, assim como a Medicina Convencional não substitui a Terapia Energética. Cada qual atua em campos diferentes num mesmo ser. Ambas coexistem e complementam-se no intuito de melhorar as condições de vida neste Universo.