Atendimento especializado em Pastores Alemães na CIAVET

Médica-veterinária responsável: Dra. Cláudia de Paula F. Costa MV, MsC (CRMV-SP 6419)

Desde o ano de 2000, a Dra. Cláudia de Paula F. Costa esteve presente na criação de cães da raça Pastor Alemão.  Foi parceira do renomado Canil Von Nurburgring. Durante diversos anos participou de exposições nacionais e internacionais (Siegerschaw Argentina e Siegerschaw Alemã), acasalando suas matrizes com os melhores reprodutores alemães, acompanhando as linhagens mais modernas da atualidade. Neste contexto único, a Dra. Cláudia atende a comunidade pastoreira de criadores, os aficcionados pela raça e proprietários zelosos de pastores alemães.

O atendimento especializado em cães da raça Pastor Alemão da CIAVET nasceu da necessidade desta comunidade, amantes da raça, de encontrar um profissional que pudesse prover um atendimento de excelência para seus cães.  Um profissional que realmente conhecesse aspectos zootécnicos e médicos, habituado à convivência com tão nobres animais.

O Pastor Alemão vem ao longo dos anos sofrendo modificações em sua estrutura tornando-se cada vez mais belo e elegante. Originalmente, um cão de trabalho, de pastoreio, além da habilidade incomparável em aprender as tarefas que lhe são ensinadas, hoje é conhecido pelo lema: “amizade e proteção” devido às suas acentuadas aptidões para a guarda de residências, propriedades e estabelecimentos, e acima de tudo sem a agressividade e problemas de temperamento que outras raças de grande porte podem apresentar com mais frequência.

Devido à busca de exemplares cada vez mais belos, um trabalho de consanguinidade realizado pelos criadores se torna necessário, porém, neste processo,  a incidência de doenças de caráter hereditário se apresenta muito frequente, como por exemplo: neurológicas (mielopatia degenerativa, epilepsia), ortopédicas (displasia coxofemoral, displasia de cotovelo: incongruência articular, fragmentação do processo coronóide intermédio, osteocondrite do côndilo umeral, não união do processo ancôneo, por ex., instabilidade lombossacra ou cauda equina, panosteíte), dermatopatias (fístulas adanais, piodermite ou foliculite furunculosa, dermatite úmida aguda, dermatite de  ponta de orelha, atopias, alergias, sarna demodécica, otites crônicas), torção gástrica, hipotireoidismo, diabetes, insuficiência pancreática, colites, cardiopatias, oftalmopatias (pannus oftálmico, distrofia da córnea), etc. Também as doenças degenerativas, próprias do envelhecimento estão presentes na clínica: doenças articulares, problemas de coluna (cervical, torácica e lombossacra), hérnias de disco, osteoartroses (bico de papagaio), etc., bem como os traumas: ruptura de ligamento, luxação patelar fraturas, luxações e doenças infecciosas (cinomose, erliquiose, babesiose, herpesvirus, etc).

A CIAVET conta com serviço exclusivo de ortopedistas para as patologias ortopédicas, além do atendimento de acupuntura e fisioterapia para recuperação destas patologias.

Devido às constantes viagens à Alemanha para aprimoramento do plantel nacional, a experiência em âmbito reprodutivo se desenvolveu. Desde a constatação de cio e pico de progesterona para a ovulação e acasalamento em dias adequados por meio do exame de dosagem do nível sérico de progesterona (quantitativo) e TARGET TEST (colorimétrico – qualitativo), proporcionando maior taxa de fertilidade, ultrassonografia para detecção de prenhez, bem como possíveis anormalidades, acompanhamento de gestação, exames pré-natais (herpesvirus, brucelose, esfregaço vaginal, espermograma), acompanhamento de partos, cirurgias cesareanas, entre outros.

Devemos lembrar também o serviço de microchipagem, DNA e sorologia de raiva para animais que viajam ao exterior, além do transporte e consultoria para acompanhamento de fêmeas para acasalamento com os melhores reprodutores alemães.