VISCUM ALBUM – ONCOLOGIA INTEGRATIVA

Médica-veterinária responsável: Dra. Cláudia de Paula F. Costa MV  MSc (CRMV-SP 6419)

MÉDICA-VETERINÁRIA ESPECIALIZADA EM HOMEOPATIA e ANTROPOSOFIA

A CIAVET tem, através da Dra. Cláudia de Paula F.Costa, desde 2008, uma das maiores experiências com VISCUM ALBUM (HELIXOR, ISCADOR, INJECTCENTER, VISCUMVET) no tratamento de pacientes veterinários com câncer no Brasil.

Centenas de animais têm sido acompanhados e os resultados da associação do tratamento convencional para o câncer com o  Viscum album realmente surpreendem os profissionais da área. Além de promover uma melhora sensível na qualidade da resposta imunológica, é visível o fortalecimento da disposição, do apetite e na diminuição do tempo de recuperação pós-cirúrgico. O tratamento quimioterápico se torna bem menos traumatizante, já que os efeitos colaterais são diminuídos e, em muito, com a associação dos tratamentos.

Viscum album é a denominação de uma planta semiparasita do gênero visco encontrada em regiões temperadas e tropicais da Europa, África, Ásia e Australásia, onde é conhecida sob o nome popular de Mistletoe, A planta finca suas raízes nos troncos de árvores como pinheiros, macieiras, abetos. Esta trepadeira se alimenta das árvores hospedeiras, sugando sua seiva (água e nutrientes).

Esta planta, do ponto de vista fitoterápico, possui, entre outras, as seguintes propriedades e ações medicinais:

  • Imunoestimulante
  • Antitumoral
  • Sedativa
  • Vasodilatadora
  • Antiespasmódica
  • Cardiotônica

O extrato desta planta estimula o sistema imunológico por aumentar a produção de linfócitos T. Sua composição química varia de acordo com a planta hospedeira e pode conter: ácido cafeico, alcaloides, acetilcolina, betulina, colina, fenilpropenos, flavonoides, glicoproteínas, lignanas, polipeptídeos (viscotoxina), polissacarídeos, saponinas, triterpenos, vitamina C, cádmio, cálcio, cobalto, cobre, magnésio, potássio, etc.

Embora a utilização do Viscum album seja considerada terapia complementar, portanto, parte da Medicina Integrativa, é o medicamento oncológico mais comum na Europa. Cerca de 60 a 70% dos pacientes humanos com câncer na Alemanha utilizam o Viscum album para o tratamento do câncer.

Pode-se encontrar no mercado diferentes produtos à base extratos aquosos fermentados e não fermentados de Viscum album. A escolha da melhor forma de apresentação e aplicação deve ser feita através de profissional devidamente habilitado. Escolas como a Homeopatia e a Antroposofia fazem uso deste medicamento há mais de 100 anos, portanto, o profissional que deseja fazer uso desta terapia, deve ter formação em uma destas áreas.  

Estas escolas de prática médico-terapêutica apresentam uma abordagem centrada no paciente que deve ser individualizado, levando-se em conta as dimensões física, emocional, mental e espiritual como fatores desencadeantes de doenças.

A Medicina Integrativa coloca o paciente no centro de um processo de cura ativo, observando-se o meio onde ele vive (família, empresa, grupo de animais), suas características física, mental, emocional, atividades diárias e hábitos (passeios, alimentação). Exige dos envolvidos uma mudança de consciência para o entendimento da doença, para o caminho à cura e prevenção da reincidência, bem como aceitação, às vezes, da impossibilidade de continuidade da vida.

O Viscum album homeopático apresenta a praticidade da medicação via oral, bem como apresentações injetáveis (Homeopatia Injetável).

O Viscum album antroposófico foi desenvolvido a partir de preparações feitas pela Dra. Ita Wegman, dentro das recomendações de Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, há mais de 100 anos. Os medicamentos Helixor e Iscador, entre outros, derivam desta antiga fórmula em apresentação injetável. Atualmente existe uma empresa nacional que manipula o Viscum album injetável.

Os extratos desta planta possuem uma grande quantidade de princípios ativos, tendo destaque as lectinas e viscotoxinas, principais responsáveis pelos efeitos imunomodulador e antitumoral deste medicamento.

De maneira geral, o tratamento com Viscum album é realizado junto com o tratamento convencional do câncer (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal, dietoterapia, etc.). Em muitos casos, o Viscum album pode ser utilizado com o objetivo de provocar apoptose (morte/eliminação) das células tumorais, bem como terapia de cuidados paliativos, com o propósito de melhorar a qualidade de sobrevida dos pacientes oncológicos terminais.

Também de importância capital, está a dietoterapia. Durante a consulta de Medicina Integrativa, o cliente será orientado sobre mudanças de dieta, introdução de alimentos promotores de imunidade, bem como mudanças de hábitos. A individualização, quanto às terapias, à dieta e ao acompanhamento, determina, sem dúvida, o sucesso do tratamento de cada paciente.