CARDIOLOGIA VETERINÁRIA

A Cardiologia Veterinária é a área da medicina veterinária que estuda as alterações do músculo, válvulas e dos tecidos de condução do coração, além do sistema vascular, e de suas consequências clínicas.

A Cardiologia Veterinária é uma das especialidades mais complexas da medicina e, de certa forma está sempre implicada em diversas patologias de diferentes órgãos e sistemas. O estudo do aparelho circulatório se faz necessário, inclusive como pré-requisito para o procedimento anestésico pré-cirúrgico.

As doenças do aparelho cardiovascular são comuns em pequenos animais e, além de poderem ser congênitas ou adquiridas, devido ao aumento de expectativa de vida, necessitam ser corretamente diagnosticadas e tratadas.

As principais doenças cardiovasculares são: a insuficiência valvar, cardiomiopatia dilatada, cardiomiopatia hipertrófica, persistência de ducto arterioso, hipertensão arterial, arritmias. Há a necessidade de um atendimento e acompanhamento realizado por um médico-veterinário qualificado periódico. O exame clínico de rotina é a melhor prevenção.

A CIAVET conta com uma equipe de excelência formada por profissionais que atuam no diagnóstico e tratamento de afecções cardiovasculares de cães e gatos para o atendimento clínico (consultas), além de exames como:

  • Eletrocardiograma,
  • Ecodopplercardiograma,
  • Holter,
  • Mensuração da pressão arterial.