ACUPUNTURA VETERINÁRIA

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e se traduz  pela estimulação dos pontos localizados em meridianos do corpo por meio de agulhas. Esses pontos especiais, denominados “acupontos” ou “pontos de acupuntura”, podem ser estimulados de várias formas:

  • Por agulhas – acupuntura
  • Por pressão dos dedos – TuiNá
  • Por medicamentos – farmacopuntura
  • Por medicamento homeopático – homeopuntura
  • Por laser – laserpuntura
  • Por estímulo elétrico – eletroacupuntura
  • Por luzes coloridas – cromopuntura
  • Por calor – moxabustão
  • Por magnetos – magnetoterapia

A forma de estimulação escolhida depende das condições do animal, do efeito que se deseja obter pela estimulação dos pontos, da aceitação do animal por um ou outro método de estimulação, entre outras condições.

Não existe contra-indicação ou enfermidades que não possam ser tratadas por esses métodos.

O profissional deverá estar habilitado, para tanto, na Medicina Chinesa e, consequentemente, na Acupuntura, uma mesma doença ocidental, por exemplo, diarreia, pode ter diversos padrões diferentes (no caso, quase dez) e cada um deles deve ser tratado com uma combinação específica de pontos de acupuntura. Assim, é muito importante que o profissional esteja capacitado a fazer este diagnóstico segundo a Medicina Veterinária Tradicional Chinesa, porque, se a combinação de pontos escolhida não estiver de acordo com o padrão da doença poderemos ter efeitos colaterais ou observar o insucesso do tratamento.

No ocidente, o primeiro método terapêutico oriental a ser conhecido foi a acupuntura que, sozinha, funciona muito bem nos processos de excesso e de estagnação, quando, através desse método terapêutico, se consegue circular a energia bloqueada nos pontos de acupuntura e dispersar os excessos. Nas doenças por deficiência, como a agulha não introduz energia no corpo, a acupuntura deve ser acompanhada pela Fitoterapia, que irá introduzir as substâncias necessárias para tonificação.

A CIAVET Centro Integrado de Assistência Veterinária conta com profissionais altamente habilitados para trabalhar com Medicina Tradicional Chinesa. Portanto, Acupuntura, Fitoterapia e Dietoterapia chinesas estão ao alcance de nossos pacientes, oferecendo tratamentos mais saudáveis, menos agressivos e contribuindo para a melhora da qualidade de vida!